sábado, 21 de janeiro de 2012

TEMAS URBANOS

SISTEMA CICLOVIÁRIO e QUALIFICAÇÃO DE CALÇADAS serão os dois temas urbanos apresentados na 1ª Edição do CIDADE ARQUITETURA, nos dias 29 e 30 de março de 2012, no Hotel Radisson Maceió - AL.

O projeto CIDADE ARQUITETURA, objetiva contribuir na formação e desenvolvimento dos arquitetos e, consequentemente na construção de cidades melhores.

A cada edição do projeto será escolhida uma cidade brasileira. Para a primeira edição, foi escolhida a cidade de Belo Horizonte representada pelos arquitetos Jô Vasconcellos, Gustavo Penna e Carlos Alberto Maciel, do escritório Arquitetos Associados.

Além das apresentações dos representantes mineiros, o projeto apresentará dois temas urbanos de interesse comum para arquitetos e cidades brasileiras.
Conheça abaixo a sinopse dos Temas Urbanos da 1ª Edição do Projeto CIDADE ARQUITETURA:




SISTEMA CICLOVIÁRIO
Arq. Josemée Gomes de Lima
Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Maceió)


A atual realidade das cidades brasileiras há muito vem apontando para necessidade de se discutir outras formas de apropriação dos espaços públicos, hoje estruturados para os transportes motorizados, os quais nem sempre garantem a mobilidade de seus usuários. Neste sentido, é imprescindível reconhecer a bicicleta como uma alternativa viável de transporte, não apenas do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, mas também por ser um equipamento utilizado por enorme parcela da população, que disputa a via com os veículos, e que tem direito a se locomover com segurança  em vias específicas, as ciclovias.




QUALIFICAÇÃO DE CALÇADAS
Arq. Dione Laurindo
Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Maceió)


O Plano Diretor de Maceió define como objetivo geral para o desenvolvimento da cidade “buscar a universalização da mobilidade e acessibilidade” (art.5º.,V) e, como diretrizes gerais para implementação da mobilidade a “prioridade aos pedestres, ao transporte coletivo e de massa. Destro desta determinação se construiu a proposta para elaboração da 1ª  Etapa do Plano de Mobilidade Urbana de Maceió – Plano Setorial de Transporte não Motorizado. Onde propomos um Plano de Regularização e Qualificação de Calçadas. Temos plena consciência que a questão da mobilidade urbana no Brasil, e seu esgotamento, não é uma questão específica de Maceió, ou de algumas Capitais. É uma situação comum a todas, grandes e pequenas cidades, seguindo nesta ordem a gravidade dos problemas, desde o agravamento dos congestionamentos, com desperdícios cada vez maiores de energia, tempo de viagem e de espaço, até o de vidas, vitimas graves e fatais nos acidentes de trânsito. Nestes termos, embora Maceió apareça procurando reverter esta realidade em seu planejamento, muitas das intervenções requeridas hão de buscar ressonância no governo federal para construção de uma cidade com sustentabilidade ambiental, inclusão social e democratização do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário