PROPOSTA


"Arquitetura é antes de mais nada construção,
mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade
e visando a determinada intenção.”
Lúcio Costa (1902-1998)

Temos o enorme prazer de apresentar o projeto CIDADE ARQUITETURA, uma nova série que agora se inicia e que com certeza, trará um novo olhar para as nossas cidades.

Para a primeira edição, foi escolhida a cidade de Belo Horizonte e os arquitetos Jô Vasconcellos, Gustavo Penna e o escritório Arquitetos Associados para expor as suas obras, conceitos e visão sobre arquitetura e a cidade.

A série CIDADE ARQUITETURA vem para estimular a reflexão sobre o papel do arquiteto na construção das cidades, expondo e discutindo o trinômio: arquiteto x obra x cidade.
A partir do indivíduo (o arquiteto), seus conceitos e identidade, nasce a obra, nasce o conjunto de obras que transforma a paisagem urbana.

Qual o papel do arquiteto no crescimento desordenado das cidades, na explosão do mercado imobiliário, no esmagamento das áreas públicas, no caos urbano???
Como é esse “desenvolvimento” em outras cidades? Quais os exemplos de seus arquitetos? Como eles pensam e desenvolvem sua arquitetura nas cidades do século XXI???

Essa é a reflexão que a série CIDADE ARQUITETURA se propõe a promover e dessa forma contribuir na formação e desenvolvimento dos arquitetos e, conseqüentemente, de cidades melhores.



“A cidade é a memória coletiva dos povos;
e como a memória está ligada a fatos e a lugares,
a cidade é o “locus” da memória coletiva.”
Aldo Rossi (1931 1997)



VERSÃO: CICLO DE PALESTRAS

DATA E LOCAL:
Dias: 29 e 30 de Março/2012
Hotel Radisson – Maceió – AL


PÚBLICO ALVO:
Arquitetos e Estudantes de Arquitetura
Vagas Limitadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário