ARQUITETOS

JÔ VASCONCELLOS

JÔ VASCONCELLOS
FOTOS DO SITE ARCOWEB






O Escritório Jô Vasconcellos & Arquitetos Associados é uma continuidade do escritório Maia Arquitetos Associados, que os arquitetos Éolo Maia e Jô Vasconcellos tiveram em equipe por mais de 20 anos. Atuaram nos mais diversos temas,sempre encarando-os como desafios, num processo dinâmico e abrangente de interpretações para cada nova situação. Os arquitetos sempre trabalharam com a intenção de criar diálogos provocativos com os usuários, a cidade e o sistema. Sempre participaram de vários concursos de arquitetura recebendo em muitos deles as primeiras colocações.



Após a morte do arquiteto Éolo Maia em 2002, a arquiteta Jô Vasconcellos criou o novo escritório, dando continuidade aos trabalhos e filosofia do outro. Continua sendo uma agenciadora incansável da causa arquitetônica, sempre na busca da qualidade e dos valores necessários a boa arquitetura. Desenvolve projetos nos diversos segmentos como arquitetura, restauração de bens e conjuntos históricos, paisagismo, design e urbanismo.

O escritório trabalha também na assessoria, projetos ,pesquisas e implantação de equipamentos culturais para empresas e governos. A equipe de trabalho é flexível, sendo que para cada caso é montada de acordo com as demandas específicas e possui a colaboração de vários profissionais das mais diversas áreas afins.
  

COMPLEXO CULTURAL - BELO HORIZONTE/MG – 2010
FOTOS DO SITE PINIWEB


TIM UFMG - BELO HORIZONTE/MG - 2010
FOTOS de GUSTAVO XAVIER


O escritório guarda e preserva todo o acervo do arquiteto Éolo Maia e disponibiliza o mesmo para pesquisas das universidades, estudantes e arquitetos.
 

OFFICENTER - BELO HORIZONTE / MG – 1989
FOTOS de JACQUES TINOCO RIOS



GUSTAVO PENNA
Fonte: http://www.gustavopenna.com.br/

Gustavo Penna - Foto do site


"Precisamos ir pontuando a cidade com elementos gentis, limpos, diretos, colaborando para a clareza de pensamentos."
Gustavo Penna





Gustavo Penna formou-se em 1973 pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde frequentou as aulas de mestres como Humberto Serpa, Rafael Hardy e Cuno Maurício Lussy, e lecionou por três décadas. Fundou em 1974 o escritório de arquitetura que ocupa desde então o centenário casarão em estilo eclético que pertencia a seus avós, na Avenida Álvares Cabral, no centro de Belo Horizonte. Nesse espaço inspirador, uma equipe de 30 profissionais pensa, desenha e constrói com a certeza de que a arquitetura é um elemento definidor da identidade de um país.

EXPOMINAS - BELO HORIZONTE/MG – 2006
Fotos do site
Os projetos da GPA&A lançam sobre as heranças barroca e modernista um olhar sensível às questões contemporâneas. Destacam-se pela sutileza das formas e volumes, pelo diálogo gentil com a paisagem, pelo conforto e a funcionalidade dos espaços internos. Muitos deles, como a Escola Guignard, considerada pela revista Projeto umas das 30 obras arquitetônicas de maior relevância no Brasil, foram vencedores em concursos de arquitetura, expostos no Brasil e no exterior e publicados em livros e revistas nacionais e estrangeiras.

CENTRO DE CONVENÇÕES - INHOTIM/MG - 2008
Fotos do site
PRAÇA DAS JABUTICABEIRAS - COTAGEM/MG - 2011
Fotos do site

Aliando excelência arquitetônica a boas práticas de gestão, o escritório atua em projetos de médio e grande porte e desenvolve parcerias com escritórios nacionais e estrangeiros, entre eles, o americano Richard Meier & Partners Architects vencedor do Pritzker Prize, e o alemão Gerkan, Marg und Partner (GMP). Os projetos da GPA&A podem ser vistos também nos principais sites internacionais de arquitetura, como Urbarama e Contemporist.



ARQUITETOS ASSOCIADOS
Fonte: http://www.arquitetosassociados.arq.br/

ARQUITETOS ASSOCIADOS é um estúdio colaborativo dedicado à arquitetura e urbanismo sediado em Belo Horizonte, MG, Brasil. O escritório trata cada projeto como um trabalho específico para o qual uma organização de trabalho própria é definida, o que permite a formação de equipes de projeto variadas, inclusive com a participação eventual de colaboradores externos. Esse modus operandi dinâmico amplia a qualidade de resposta aos problemas específicos de cada projeto e dilui a questão autoral, permitindo a transformação permanente e a redefinição do grupo a cada trabalho, o que contribui para seu aprimoramento conceitual.

O trabalho de cada um dos sócios toma a tradição da arquitetura moderna brasileira como ponto de partida. Com sutis diferencas de abordagens, procuram repensar alguns de seus principais conceitos a fim de buscar respostas adequadas e inovadoras para os problemas contemporâneos da arquitetura e das cidade brasileiras.

PRAÇA DA PAMPULHA - BELO HORIZONTE/MG – 2008
Fotos do site
CENTRO EDUCATIVO - INHOTIM / MG – 2009
Fotos do site
Desenvolvido em paralelo à prática docente, o trabalho do escritório lida com uma extensa variedade de escalas e programas, da moradia individual a edifícios públicos e espaços urbanos, sempre comprometido em repensar as questões programáticas e construtivas para além das aplicações usuais. A pesquisa permanente é favorecida pela participação intensa em concursos públicos de arquitetura, paralela à reconsideração da construção vernacular em edificações de pequena escala. Uma abordagem contemporânea focada nos desenhos dos principais elementos infraestruturais reconhece as virtudes da indeterminação e busca uma abertura direcionada para a ampliação da vida útil dos edifícios paralela à consideração das mudanças de uso, crescimento e transformação no tempo. Essa abordagem permite ainda algumas inserções menos convencionais no mercado da construção civil ao recuperar conceitos como flexibilidade, mutabilidade e abertura ao usuário.

ARQUITETOS TITULARES: Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel e Paula Zasnicoff Cardoso
.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário